quarta-feira, 1 de abril de 2009

Matéria do Diário do Pará no dia do execrável Golpe Militar/Capital Internacional


Para lembrar as vítimas de tortura do período da ditadura militar, cujo golpe completa hoje 45 anos, vários artistas do Pará se unem ao movimento nacional “48h Ditadura Nunca Mais”, que será realizado em diversas cidades brasileiras. Dentre diversos manifestos culturais que vão acontecer hoje e amanhã em Belém, está a programação da loja Ná Figueredo, que conta com uma exposição coletiva, palestra e show. Os artistas Armando Queiroz, Bruno Cantuária, Carla Evanovich, Flávio Araújo, João Cirilo, Margalho Açu, Murilo Rodrigues, Ricardo Macêdo, Telma Saraiva, Valzeli Sampaio e Werley Oliveira reunirão trabalhos que abordam temas relacionados à tortura e ao período ditatorial nos países da América Latina. A exposição, que conta com a curadoria de Telma Saraiva e organização de Ricardo Macedo e João Cirilo, poderá ser vista nos dois dias, das 10h às 20h, na loja Ná Figueredo.

Às 17h, será ministrada a palestra “Nunca Mais Ditadura”, com o historiador e professor da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará, Dr. Pere Pelit. Logo em seguida, às 18h30, show com a banda Insolência Pública, que irá apresentar o vídeoclip da música “Beirute Está Morta”, realizado por Valzeli Sampaio, Dênio Maués e Aobra “OVaral”, de João Cirilo, estará na exposição na Ná Figueredo Jorane Castro. Amanhã, às 17h, a banda Insolência Pública volta ao palco e às 18h30, acontece uma apresentação de performances e vídeos artes, com a participação do DJ Eddie Pereira.

O movimento “48h Ditadura Nunca Mais” também será lembrado por artistas no Corredor Polonês, que apresenta, às 19h, no Cine Clube (Rua General Gurjão, 253), o filme “Pra Frente Brasil” (1983). Antes, será exibido um vídeo com relatos de pessoas que foram torturadas nessa época. A Associação Fotoativa se integra ao movimento e convida as pessoas a levarem documentos, fotografias e recortes de jornais que tenham relação com o assunto, para montar um fotovaral, que será exposto a partir das 19h, na Praça das Mercês. Outra manifestação é a do artista paraense Arthur Leandro, que criou um blog denominado “Criados- Mudos – Nascidos na Ditadura”, onde diversas pessoas que nasceram nesse período, postaram suas fotos amordaçados. A intenção do trabalho é que essas imagens sejam impressas e espalhadas pelos bairros da cidade durante esses dois dias.

Hoje e amanhã (1º), das 10h às 20h, na loja Na Figueredo (Avenida Gentil Binttencourt, 449), realização do manifesto cultural integrante do movimento nacional “48h Ditadura Nunca Mais”, com exposição, palestra e show. Entrada franca. Informações: 3224–8948.

(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário